25 de julho de 2013

Por que a Globo insiste com “Saramandaia” às quartas?

Por: Coisas de Novela

Reprodução / Globo

Os (dezoito) fãs de “Saramandaia” ficaram acordados ontem à toa, porque a conquista da Libertadores da América fez a emissora suspender o capítulo de ontem.

Ver a novela das 23h às quartas-feiras já é um suplício, pois precisamos esperar até perto da meia noite para conferir um capítulo de quase quinze minutos de duração. Porém, ontem foi a apertada final da Libertadores, que acabou envolvendo uma prorrogação responsável por alargar a partida um pouco demais. Resultado, todo o público de “Saramandaia” ficou ali plantado esperando a interminável disputa nos pênaltis para poder revisitar Bole-Bole.

Pois bem, o Atlético Mineiro ganhou e começou então a festa com a distribuição dos prêmios e entrevistas dos vencedores. Nisso já era quase uma hora da manhã e nada daqueles poucos minutos de “Saramandaia”. Até que alguém da emissora se tocou e o narrador lembrou de anunciar sobre o cancelamento da exibição do capítulo daquela noite. “Mas não percam, amanhã um capítulo especial de Saramandaia”. Peraí, especial por quê? Terá uma grande reviravolta na trama ou é apenas um capítulo chato de sempre?

Essa situação nos faz pensar se vale mesmo a pena exibir um capítulo curto às quartas-feiras. Devemos lembrar que novela é hábito, é padrão, e essas duas características estão ausentes em “Saramandaia” (cada dia entra em um horário diferente). E, vamos ser bem sinceros, um capítulo de quinze minutos exibido perto da meia noite é o bastante para fidelizar um público? Acho que não.