Quem gosta de assistir vídeos de novelas antigas no Youtube deve ter percebido que está ficando difícil encontrá-los, isso porque a emissora parece estar usando seus direitos autorais para impedir canais com vídeos de novelas antigas.

Se você procurar um vídeo de abertura da década de 70 talvez você esbarre com uma tela anunciando que o conteúdo foi removido a pedido da Rede Globo. Isso aconteceu porque a emissora descobriu o filão das novelas antigas, e utiliza seu portal para trazer vídeos antigos. Um exemplo é o Memória Globo, um site que serve de acervo para as novelas antigas, com curiosidades, fotos e vídeos.

Mas essa cruzada contra os vídeos no Youtube, que não dão lucro algum para a emissora, fizeram uma vítima inesperada: a própria Globo! Se você acessar o site da Globo Marcas, responsável pelo lançamento de novelas em DVD, e procurar a página de “Tieta“, vai encontrar um vídeo de Youtube que foi devidamente removido por causa dos tais direitos autorais. Confira a imagem:

Enquanto isso, as pessoas que apenas querem relembrar a história da televisão ficam a ver navios, reféns desse monopólio de conteúdo.