Embora a lista não tenha sido anunciada oficialmente, a trilha sonora de “Amor à Vida” já está começando a tomar forma graças às chamadas. Saiba mais sobre ela.

Para começar, a trilha sonora nacional da novela tem música estranhamente velhas. Não velhas no sentido de antigas, mas que já passaram um pouco do tempo em que eram chamadas de hits. “Amor, Amor”, dos tempos em que Wanessa ainda atendia por Wanessa Camargo, por exemplo. Temos também “Pontes Indestrutíveis”, do Charlie Brown Jr., que foi lançada em 2007. É claro que é uma homenagem ao cantor chorão, que faleceu este ano, mas a decisão de incluir músicas tão antigas é, no mínimo, curiosa.

A abertura da novela é uma versão do clássico “Maravida”, de Gonzaguinha, interpretada por Daniel. A música é muito bonita, principalmente o refrão. Outro fato curioso: apesar da novela se passar na capital de São Paulo, muitas músicas na trilha são sertanejas ou de sertanejo universitário, incluindo Thaeme e Thiago, Paula Fernandes e Jorge e Mateus. Me parece que a escolha das músicas se baseia no sucesso que elas fazem, e isso também aparece na trilha internacional, composta totalmente por sucessos radiofônicos atuais. Mais que isso: sucessos meio adolescentes, como “Here’s To Never Growing Up”, de Avril Lavigne e “All Time Low”, do The Wanted. Particularmente, não sei se isso faz muito sentido para a novela, que, ao que tudo indica, é bem adulta. Mas é obviamente uma forma de atrair os mais jovens e “antenado”, talvez com o objetivo de renovar o público de novelas.

Para fechar, a trilha fica mais eclética com Anitta, a nova rainha do pop/funk nacional, com a música “Meiga e Abusada”, Ivete Sangalo, Pedro Luis e a Parede e Lulu Santos. Toda essa diversidade reflete a ideia de Walcyr Carrasco de mostrar uma São Paulo igualmente diversa. Minha ressalva é a seguinte: se a novela tentar se desdobrar muito para agradar gregos e troianos, ela pode perder sua unidade narrativa. Como a estrutura será bem segmentada, sem forçar a trama para encaixar todos os núcleos em uma única cena, esse risco é pequeno. Lembrando que essa pequena “lista” não é definitiva, são apenas músicas que tocaram nas chamadas da novela, então ela ainda pode mudar até sua estreia, na segunda-feira, dia 20 de maio.